Uma das primeiras coisas que se aprende em segurança em rede, seja internet ou intranet, é a segurança com as senhas. Os administradores sofrem ao fazer com que os usuários troquem as senhas de tempos em tempos, não-raro quando o chefe exige que as senhas sejam colocadas sem prazo para expirar, causando assim uma brecha de segurança.

No Windows XP, para os que se preocupam e temem que seus dados sejam capturados facilmente por um Hacker, existe uma ferramenta que gera senhas seguras bastando você digitaralguns comandos, veja abaixo:

Atenção: Certifique-se, antes de prosseguir com essas etapas, que esteja certo do que está fazendo, pois uma senha aleatória normalmente é um pouco mais difícil de se memorizar e provavelmente será bem diferente do tipo de senha que você está normalmente acostumado. A senha do usuário escolhido no comando será automaticamente trocada para a senha aleatória.

  1. Clique em Iniciar, depois em Executar, escreva o comando abaixo e pressione [Enter]:

    cmd

  2. O prompt irá abrir. Agora, no prompt, digite:

    net user usuário /random

    (usuário é a sua conta de login do Windows XP)

  3. Pressione [Enter]. O Windows XP irá gerar uma senha aleatória segura. O Windows XP irá também mostrar na tela a senha gerada, cabendo ao usuário (você) memorizá-la (ou anotá-la num local seguro).

Caso você tenha algum receio de esquecer sua senha, você pode criar um disco de restauração de senha. Este disco permitirá o acesso ao computador no caso de você esquecer a sua senha. Para criar o disco, siga os passos abaixo:

  1. Abra o Painel de Controle e dê um clique (ou um duplo-clique se estiver no Modo Clássico) em Contas de usuário.
  2. Clique no ícone do seu usuário.
  3. Selecione Impedir perda da senha em Tarefas relacionadas.
  4. Siga as instruções fornecidas pelo assistente.

Fonte: Linhadefensiva

Anúncios