Todos os usuários assíduos de informática estão procurando informações sobre os monitores LCD, principalmente os de 15″ polegadas, pois surgem ofertas os vendendo por até R$400,00. Mas, quais são as vantagens ou desvantagens e o que se deve observar quando se resolve adquirir um monitor desse tipo? Leia mais abaixo.

Os monitores de LCD vêm substituir os de CRT (tubo de raios catódicos). A vantagem atual do moniotr de CRT é o preço em face do LCD, porém as desvantagens são tantas e passam desde a saúde visual até a economia de reais, ou seja, o consumo de energia é alto, ocupa muito espaço e emite radiação eletromagnética, o que causa o cansaço visual por exposição demasiada, perda de área na tela por não ser plana.

Já as maravilhas LCD possuem como vantagem ocupar pouco espaço (1/6 do CRT), é mais leve (1/5 de um CRT), baixo consumo (1/4 do CRT), tela totalmente plana, imagem viva, não emite energia eletromagnética, tendo como desvantagens o preço ainda elevado (com forte queda), baixo ângulo de visualização, baixo contraste, baixa luminância (brilho).

Ao tomar coragem e comprar um monitor de LCD, além da marca e tamanho, o cliente deverá atentar para dois fatores importantíssimos para não se arrepender depois da compra, que são: o tempo de resposta (ms) e o contraste.

O tempo de resposta é o tempo necessário para que as moléculas do cristal líquido se posicionem em função da nova condição. Sendo os melhores os que apresentem tempo de resposta abaixo de 8 ms.

O contraste é a quantidade de luminiscência maior ou menor do monitor, ou seja, quanto maior a possibilidade de contraste melhor será a definição.

Fonte:wagnercruz,oconsultor

Anúncios