Os problemas enfrentados pelos usuários de computador, principalmente os novos usuários introduzidos pelos incentivos do Governo Federal com o Projeto Computador Para Todos.

Nem sempre são encarados de forma sazonal e regional. Afinal, vivemos num país com dimensões continentais, mas, com o uso crescente da internet e o acesso aos diversos tipos de Banda Larga, como o novo usuário pode saber o que usar ou não?

Por morar no Rio Grande do Norte, na cidade de Parnamirim , que possui nada mais, nada menos do que 365 dias de sol com praias paradisíacas e

  

maravilhosas, com temperatura média anual de 26ºC, somos diretamente afetados pelas altas temperaturas e a alta umidade relativa do ar.

Com relação a esses dois inimigos mortais das peças que compõem um computador, ou seja, calor e umidade duas ações simples e baratas podem ser utilizadas a fim de evitar estragos como queima de componentes (processador, HDD), corrosão (ferrugem), umidade excessiva e dilatação dos metais, veja a seguir.

1 –  Dilatação dos metais e queima de componentes: As temperaturas dos processadores, discos rígidos (HDD) e fontes somadas correspondem a 99,9% do aquecimento interno de um computador, isso somado a um fluxo de ar deficitário, um sistema de arrefecimento nulo fazem exponenciar a redução da vida útil do seu sistema e a probabilidade de queima

de algum dos componentes citados, podendo ser antecedido por perdas de arquivos e outros danos às informações contidas no computador.

Se o seu gabinete for de duas ou três (formato AT) baias você tem um problema, pois esses gabinetes mais antigos não possuíam uma boa dissipação

térmica, neste caso a melhor maneira é você não economizar nos Fans (ventiladores, exaustores, ventoinhas) que poderão salvar o seu sistema. Havendo a possibilidade de trocar o gabinete por um de padrão ATX ou Full ATX com quatro baias.

O disco rígido é o que mais esquenta e o que recebe menos atenção, visto que o processador e a fonte já  saem de fábrica com uma solução de dissipação térmica.

Neste caso existe um aplicativo bem leve e gratuito chamado DTEMP que, dentre outras coisas, consegue medir a temperatura do HDD e avisar com um alrme sonoro se a temperatura passou do limite estipulado. O meu, por exemplo, é um Western Digital WD 400BB, que opera a temperaturas de até 55ºC, ou seja, ao utilizar o DTEMP, colocarei 56ºC para soar o alarme.

Gabinete Full ATX

Normalmente, nos gabinetes AT,  ATX e Full ATX, existem entradas de ar na frente para ventiladores e atrás para exaustores de 8,0 cm de diâmetro.

Cabo rounded  cabo flat

Outra boa ação é trocar os cabos Flat IDE de 80 vias ou 40, por cabos Rounded  que ocupam uma área menor no interior do gabinete facilitando o fluxo de ar.

2 – Umidade do Ar: A maioria dos antigos e principalmente os novos usuários quando começam a se importar fixam suas preocupações na temperatura e não com a umidade.

Um dos sinais que a umidade está afetando o seu sistema é a aparição de pontos de corrosão (ferrugem) em seu computador que, se não houver uma ação por parte do usuário pode afetar componentes críticos do seu sistema.

A fim de resolver esse problema você poderá se valer de duas alternativas uma mais barata, outra um pouco mais cara, que seria colocar um desumidificante de sílica gel dessecante ou um aparelho elétrico desumidificador.

Fonte:wagnercruz,oconsultor

Anúncios