Leio notícias de que o digg é um dos sites mais ripados (copiados, chupados, roubados e afins), e alguns blogueiros conclamam pelo conteúdo tupiniquim. Mas, você costuma se certificar, de alguma maneira, se aquela notícia é real, ou tem fundamento?

Algumas notícias costumam trazer o nome do CEO, CIO, SEO, Engineer da Microsoft mas, tirando aqueles nomes extremamente conhecidos e domínio público, você costuma checar as suas fontes? Por exemplo: Mark Tanner, Master Engineer.

Um forte exemplo foi o que aconteceu em 1998 com um jovem jornalista americano chamado Stephen Glass, da revista The New Republic, tradicionalíssima e de grande influência no cenário americano (lida pelo presidente dos Estados Unidos no Força Aérea 1), que simplesmente inventou notícias fantásticas, com eventos , nomes pessoas, fontes, lugares, porém sem fundamentos, o que poderia ser descrito hoje como HOAX.

Após uma auditoria em toda história do jornalista foi descoberto que 27 dos 41 artigos foram fabricados.

Atualmente formado em Direito, Stephen Glass editou um livro, após alguns anos de terapia, contando a história de um repórter que inventava fábulas.

Mas, isso não é incomum na imprensa internacional, a lista não é imensa mas, consta com nomes de peso como:New York Times, Lé Monde, Washington Post, revista Time, The New Republic, Rolling Stones, Harper’s .

Sabemos que é impossível consumir a maioria das notícias que são publicadas. Estamos ávidos por monetizar e nos profissionalizar, como diria o Cardoso, mas também somos responsáveis pelo controle de qualidade das notícias, ser profissional é isso.

Atualização 25/02/07: Após concluir este post encontrei uma notícia no estadão.com.br com o seguinte título:Europa estuda proibir uso de informação falsa na internet.

A campanha agora é pela profissionalização e repasso essa responsabilidade aos blogueiros mais monetizados do momento.

Interney

Blog do Cardoso

Meiobit

Cocadaboa

Sedentário & Hiperativo

Blog do Josias de Souza

Jacaré Banguela

Kibe Loco

BlueBus

Br-Linux

Blog do Noblat

BlogBlogs.Com.Br

Fonte:wagnercruz,oconsultor

Participe da campanha Eu Sei Escrever

Anúncios