A navegação no ciberespaço já não é mais a mesma, assim como na vida real, alguns cuidados devem ser adotados a fim de que o transeunte da web não seja mais uma vítima de bala perdida em pacotes TCP/IP, veja abaixo:

1. Atualize seu Sistema Operacional: Se você não sabia, eu direi em primeira mão, desde a criação do Windows 1.0, em 20 de novembro de 1985, o Sistema Operacional possui falhas, brechas, crateras e outros tantos nomes que se pode dar a um sistema inseguro, portanto, partindo desta constatação, o melhor mesmo é atualizar.

2. Firewall: Programa responsável por fechar as portas (backdoor) do seu computador, mantendo-as invisíveis (stealth) aos olhos dos invasores, no mínimo deixe o Firewall nativo do Windows XP e mais recentemente do Windows Vista ativados.

3. Instale um antivírus: O antivírus protegerá o seu computador contra os famigerados vírus de computador e suas variantes mais recentes como Trojan, Spyware, Worm e outros. Porém, mais importante que possuir o antivírus instalado, é  atualizar pelo menos uma vez na semana, sendo o ideal todos os dias ao se conectar à internet.

Saiba um pouco mais sobre Spyware, clicando aqui.

4. Escolha senhas seguras: Aprenda a definir senhas seguras, lembrando que as senhas seguras são aquelas que não tem relação com o seu dia-a-dia, família, trabalho, carro, escola, datas comemorativas, nomes de animais de estimação, de pessoas, de amigos.

Use iniciais de frases fáceis de decorar.

Por exemplo: “Minha senha Está É branco Em 2007 Cara!

A senha:MsEEbE2007C

Combinando o uso de maiúsculas e minúsculas sua senha ficará mais forte ainda.

5. Faça Backup de seus arquivos: Bem simples e barato. Se você possui um gravador de CD ou DVD basta apenas copiar semanalmente os arquivos mais importantes, lembrando que o Windows XP possui um programa de Backup simples mas que funciona muito bem.

Conheça as 10 leis imutáveis de segurança

1. Se uma pessoa, com más intenções, puder persuadir você a executar um programa em seu computador, o computador não será mais seu.

2. Se uma pessoa, com más intenções, puder alterar as configurações do sistema operacional de seu computador, o computador não será mais seu.

3. Se uma pessoa, com más intenções, obtiver acesso físico irrestrito ao seu computador, o computador não será mais seu.

4. Se você permitir que uma pessoa, com más intenções, faça uploads de programas para o seu site Web, o site Web não será mais seu.

5. Senhas fracas comprometem uma forte segurança.

6. Um computador é tão seguro quanto a confiabilidade do administrador.

7. Dados criptografados são tão seguros quanto a chave de descriptografia.

8. Um antivírus desatualizado é apenas um pouco melhor do que nada.

9. O anonimato absoluto não é prático, tanto na vida real como na Web.

10. A tecnologia não é uma panacéia.

A Microsoft recomenda dois programas para remoção de software mal-intencionados (incluindo os spyware):

Lavasoft Ad ware

Spybot Search and Destroy (S&D)

Fonte:MIS

   

Anúncios