Os livros que tratam sobre o assunto informática possuem três paradigmas: ser completo; ser básico e ser técnico.

O “ser completo” normalmente vem com a inscrição no tema de “A Bíblia sobre tal assunto” recheado, em capa dura, um livro com “trocentas” mil folhas, que se você realmente for ler todas as páginas, ao terminar aquela tecnologia estará ultrapassada.

O “ser básico” é simplesmente o livro que você consegue ler completamente folha por folha, de leitura e compreensão fácil, ms que de tão básico e simplificadocorre o risco de não abordar aquele assunto específico que você necessita, ou não atinge a profundidade esperada.

O terceiro paradigma é o “ser técnico” quando o autor sabe muito do assunto, porém na hora de explicar e textualizar usa todos os termos técnicos, ou até mesmo “jargões” inventados por ele mesmo, resumindo, esse livro só pode ser consumido por duas pessoas:ele mesmo e a mãe dele.

Firewall

Esta pequena introdução serve para exemplificar o que não se deve fazer e apresentar um texto da internet produzido por Ricardo Martins, do Blog AdminOnline, cujo artigo, com o título “Mas, enfim, o que é um firewall?”, faz a pergunta e responde de maneira altamente coerente e didática sobre o que é um Firewall, para que serve e outras funcionalidades que você irá descobrir nesse artigo.

Fonte:Blog Adminonline & WagnerCruz, O consultor

Anúncios